Alejandro Marque vence segunda etapa da Volta à Bairrada

A equipa de ciclismo EFAPEL venceu a segunda e derradeira etapa da 2ª Volta à Bairrada. Alejandro Marque foi o primeiro a cruzar a meta num dia em que a formação de Ovar se mostrou capaz de marcar a diferença no pelotão nacional. Na classificação geral, Diego Rubio, que na véspera foi o terceiro mais rápido no contra-relógio, foi o melhor representante da equipa com o quarto posto a dez segundos do vencedor, Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa).

Sob os comandos do novo director desportivo da equipa, Américo Silva, o conjunto de oito atletas sabia que depois do contra-relógio do dia anterior, era preciso mexer na corrida para chegar a um bom resultado e alcançar um possível triunfo à geral. Foi isso que os corredores da EFAPEL fizeram e a formação liderada por Carlos Pereira acabou por tirar dividendos com o triunfo de Alejandro Marque na etapa.

“Esta é uma vitória parcial. Queríamos mais mas a equipa está no bom caminho. Fizemos uma etapa muito boa a nível colectivo. Inclusivamente, vencemos colectivamente. Ontem, o contra-relógio foi disputado com e sem chuva. Numa prova curta e com partes bastante técnicas, isso faz a diferença e os nossos atletas mais fortes nesta especialidade acabaram por ser penalizados. Ainda assim, obtivemos um resultado razoável. Sem bonificações nesta prova, sabíamos que chegar à vitória individual era quase impossível. Mas estivemos quase. A dez quilómetros do fim ainda acalentávamos essa esperança. Foi uma vitória parcial muito valiosa para nós e gratificante para os ciclistas. Veio compensar todo o trabalho que fizemos nesta prova”, afirmou o director desportivo da EFAPEL, Américo Silva.

Com o triunfo de hoje, a equipa faz uma pausa de quase duas semanas até voltar à estrada. A próxima competição é, de novo, em Espanha, com a realização da Volta a Madrid nos dias 9 e 10 do próximo mês.

Classificação na 2ª etapa
1.º Alejandro Marque EFAPEL 3h45m38s
2.º Delio Fernández W52-Quinta da Lixa mt
3.º Domingos Gonçalves EFAPEL a 13s

7.º Diego Rubio EFAPEL mt
8.º Oscar González EFAPEL mt
23º Rafael Silva EFAPEL a 52s
31º Filipe Cardoso EFAPEL a 2m01s
36º Hélder Ferreira EFAPEL a 5m44s
69º David de La Fuente EFAPEL a 11m47s

Classificação final
1.º Gustavo César Veloso W52-Quinta da Lixa 3h56m11s
2.º Delio Fernández W52-Quinta da Lixa a 2s
3.º Rafael Reis Team Tavira a 3s

4.º Diego Rubio EFAPEL a 10s
6º Oscar González EFAPEL a 17s
7.º Alejandro Marque EFAPEL a 20s
9.º Domingos Gonçalves EFAPEL a 52s
21º Rafael Silva EFAPEL a 1m21s
32º Filipe Cardoso EFAPEL a 2m19s
34º Hélder Ferreira EFAPEL a 6m01s
75º David de La Fuente EFAPEL a 12m54s

Comments are closed.