Taça de Portugal marcou fim-de-semana da Escola da EFAPEL

Não foi só a equipa profissional que este fim-de-semana esteve muito ativa com a 37.ª Volta ao Alentejo. Também a Escola de Formação da EFAPEL teve um sábado e domingo bem preenchidos. No total foram três provas, que de norte a sul do país contaram com os atletas da estrutura de formação de Ovar.

 

Arranque da competição no feminino

As provas começaram a sul, no sábado, dia 23 de março, com a 1.ª Prova da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa.

Em Albufeira Jenyffer Barragan, Sub-23 da EFAPEL, chegou integrada no grupo perseguidor, ocupando ao sprint a 9.ª posição e sendo a primeira atleta de equipas portuguesas. Já nos Cadetes, Marisa Ferreira foi 6.ª ao sprint, enquanto as estreantes Mariana Matos e Daniela Manarte foram 23.ª e 24.ª classificadas nesta categoria.

A primeira etapa da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa foi disputada por 77 corredoras no total.

Domingo amanheceu bem solarengo em Palmela. Os primeiros metros da prova, que se disputou de novo em circuito, pela especificidade do terreno ditaram o partir do pelotão em vários grupos, ficando a presença da EFAPEL garantida no grupo de frente pela nossa recém-chegada atleta Jenyffer Barragan, onde se posicionavam as Elites da categoria.

Num segundo pelotão perseguidor estavam em maioria as atletas que tentavam fazer a junção, mas só algumas estavam dispostas a tentar alcançar o grupo, entre elas a nossa jovem Cadete Marisa Ferreira, que sempre lutou por reduzir a diferença para a frente da corrida.

Mais atrás e em posições isoladas seguiam as nossas jovens estreantes nestas andanças, Mariana Matos e Daniela Manarte, que mostraram ter uma atitude muito positiva para um futuro promissor, pese embora os resultados na meta não mostrem o que por aí vem.

Jenyffer ainda tentou andar em fuga com outras duas atletas estrangeiras, mas sem lograr os seus objetivos terminou na 8.ª posição na linha de chegada. Marisa Ferreira alcançou a 4.ª posição da classificação na prova de Cadetes. Mariana Matos terminou no 23.º lugar, tendo um “furo” na roda traseira prejudicado uma outra classificação e Daniela Manarte ressentiu-se de uma lesão no joelho, sendo obrigada a abandonar a prova na última volta.

A próxima corrida pontuável para a Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa vai correr-se no dia 28 de abril, no concelho de Cascais.

 

CLASSIFICAÇÕES:

 

« DIA 23 DE MARÇO, sábado »

CLASSIFICAÇÃO GERAL

ELITES E SUB-23

Albufeira – Albufeira: 87 km

1.ª Fiona Hunter-Johnston (Velo Performance), 02h04m49s

9.ª Jenyffer Barragan (EFAPEL – Escola Ovar), a 02m17s

 

CADETES

Albufeira – Albufeira: 53 km

1.ª Beatriz Roxo (Maiatos), 01h11m46s

6.ª Marisa Ferreira (EFAPEL – Escola Ovar), a 05s

23.ª Mariana Matos (EFAPEL – Escola Ovar), a 1 volta

24.ª Daniela Manarte (EFAPEL– Escola Ovar), a 2 voltas

 

« DIA 24 de MARÇO, domingo »

CLASSIFICAÇÃO GERAL

ELITES E SUB-23

Palmela – Palmela: 77,4 km

1.ª Lauren Dolan (Team Rytger), 02h05m37s

8.ª Jenyffer Barragan (EFAPEL – Escola Ovar), a 46s

 

CADETES

Palmela – Palmela: 46,8 km

1.ª Beatriz Roxo (Maiatos), 01h16m02s

4.ª Marisa Ferreira (EFAPEL – Escola Ovar), a 05m46s

23.ª Mariana Matos (EFAPEL – Escola Ovar), a 37m33s

DNF Daniela Manarte (EFAPEL– Escola Ovar)

 

Cadetes EFAPEL apurados para a fase final da Taça de Portugal  

Decorreu este domingo em Paços de Ferreira a 1.ª Prova da Taça de Portugal de Cadetes, onde a Escola da EFAPEL marcou presença no pelotão com sete atletas. Um traçado seletivo e exigente de 63,6 km, num circuito de duas voltas.

De acordo com o diretor desportivo deste escalão, Pedro Alves, que acompanhou a equipa, o objetivo definido era apurar estes Cadetes para a fase final da competição, o que foi desde já conseguido, com todos a obterem uma classificação que permitiu pontuar. Coletivamente a equipa ficou no 5.º lugar da Classificação Geral.

A EFAPEL esteve em algumas iniciativas de fuga, no início com Bruno Rodrigues e posteriormente com Gabriel Ferreira, que esteve no grupo dos oito elementos que também se destacou ao pelotão. A exigência do percurso fez com que o pelotão se partisse em vários grupos. Sete corredores cortaram a meta adiantados face aos demais, discutindo a vitória.

A 27 de abril, em Fafe, corre-se a segunda etapa desta competição, que vai anteceder a final da Taça de Portugal de Cadetes, marcada para os dias 18 e 19 de maio, em Anadia.

 

CLASSIFICAÇÕES:

CLASSIFICAÇÃO GERAL

Paços de Ferreira – Paços de Ferreira: 63,6 km

1.º João Gomes (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), 01h41m25s

16.º João Machado (EFAPEL– Escola Ovar), a 49s

19.º Rúben Moreira (EFAPEL – Escola Ovar), mt

25.º Tomás Mineiro (EFAPEL – Escola Ovar), a 01m42s

34.º Gabriel Ferreira (EFAPEL– Escola Ovar), a 02m15s

35.º Rodrigo Neves (EFAPEL– Escola Ovar), a 02m40s

44.º Bruno Rodrigues (EFAPEL– Escola Ovar), a 10m17s

49.º Mário Correia (EFAPEL– Escola Ovar), a 12m42s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPAS

1.º União Ciclismo da Trofa, 05h05m18s

5.º EFAPEL – Escola Ovar, a 02m17s

 

Juniores EFAPEL voltam à estrada este fim-de-semana para correr 2.ª e 3.ª Provas da Taça

Sete corredores do escalão Júnior da EFAPEL vão disputar o Troféu José Poeira, em Odemira, este fim-de-semana, dias 30 e 31 de março, para receber a 2.ª e 3.ª Provas da Taça de Portugal de Juniores. Amanhã às 15 horas é dia de contrarrelógio com 23,4 km e partida e chegada na Zambujeira do Mar. Domingo o pelotão júnior faz-se à estrada, às 10.20 horas, em Vila Nova de Milfontes, para percorrer 129 km até Odemira.

Comments are closed.