Luís Mendonça é o melhor português na 1.ª Etapa da Volta ao Algarve

Luís Mendonça, da Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL, foi hoje o melhor português na 1.ª Etapa da 46.ª Volta ao Algarve Cofidis, ao concluir na 14.ª posição os 195,6 km que ligaram Portimão a Lagos. O colega Pedro Paulinho foi também um dos protagonistas da corrida, ao ser um dos três homens que esteve na fuga do dia, logo desde os 5 km. Uma “aventura” que durou até faltarem 32 km para a meta, momento em que o pelotão absorveu o trio de fugitivos.

Pouco depois da partida formava-se a única fuga da tirada, com três corredores, onde estava Pedro Paulinho. Por estar na cabeça da corrida cruzou em 1.º lugar duas das três Metas Volantes ao Sprint, sendo também o 3.º a passar os dois Prémios de Montanha do dia. A fuga, contudo, esteve sempre controlada pelo pelotão, e o trabalho das equipas que tinham interesse numa chegada ao sprint acabou com ela a 32 km do final.

Foi Fabio Jakobsen (Deceuninck-Quick-Step), campeão da Holanda de fundo, que disparou muito perto da meta, sem dar hipótese aos concorrentes. No meio das estrelas estava Luís Mendonça, que enfrentou os tubarões e alcançou o 14.º lugar com as mesmas 04h55m37s do vencedor.

“O dia de hoje correu conforme tínhamos planeado para a 1.ª Etapa: estar na fuga do dia com o Pedro Paulinho, mas tudo acabou ainda melhor quando conseguimos ter o Luís Mendonça a rematar com a 14.ª posição, o que consideramos um grande resultado”, adiantou Rúben Pereira, diretor desportivo da EFAPEL. “É preciso estar lá e ele esteve e conseguiu finalizar sendo o melhor português dentro da etapa, entre os grandes nomes do ciclismo mundial”, continuou o dirigente, ainda sobre o desempenho de Luís Mendonça.

Amanhã é dia de montanha, com 183,9 km entre Sagres e o alto da Fóia (Monchique). Esperam-se 7,5 km de subida no final da 2.ª Etapa, correspondentes a uma contagem de 1.ª categoria que vai colocar à prova todos os trepadores do pelotão. A partida está marcada para as 12.10 horas, da Fortaleza de Sagres.

 

CLASSIFICAÇÕES:

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA

1.ª ETAPA

Portimão – Lagos: 195,6 km

1.º Fabio Jakobsen (Deceuninck-Quick-Step), 04h55m37s

14.º Luís Mendonça (EFAPEL), mt

49.º Tiago Antunes (EFAPEL), mt

91.º Tiago Machado (EFAPEL), mt

101.º Nicolás Saenz (EFAPEL), mt

117.º Gerard Armillas (EFAPEL), a 22s

146.º Sérgio Paulinho (EFAPEL), a 04m46s

172.º Pedro Paulinho (EFAPEL), a 17m23s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPAS

1.ª Israel Start-UP Nation, 14h46m51s

18.ª EFAPEL, mt

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE

1.º Fabio Jakobsen (Deceuninck-Quick-Step), 25 Pontos

7.º Pedro Paulinho (EFAPEL), 6 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL

1.º Diego Lopez Fuentes (Fundación-ORBEA), 6 Pontos

3.º Pedro Paulinho (EFAPEL), 3 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – LARANJA

1.º Juan Fernando Calle Hurtado (Caja Rural-Seguros RGA), 04h55m37s

6.º Tiago Antunes (EFAPEL), mt

14.º Nicolás Saenz (EFAPEL), mt

 

FOTO: João Fonseca Photographer

Comments are closed.