Escola da EFAPEL destaca-se com Juniores na Taça e Marisa Ferreira na Seleção Feminina

A Escola de Formação da EFAPEL teve mais um fim-de-semana cheio, que começou no sábado na Costa Vicentina, Alentejo, para a Zambujeira do Mar ser palco da 2.ª Prova da Taça de Portugal na categoria de Juniores. Uma tarde quente com um percurso plano de 23,4 km, disputados na modalidade de contrarrelógio individual.

Excelente a prestação dos Juniores da EFAPEL, que cumpriram à risca as instruções do diretor técnico da Escola de Formação, Jorge Henriques, no planeamento e reconhecimento do percurso.

A média de 43,6 km/ hora conseguida pelo nosso atleta Fábio Fernandes equivaleu a um honroso 5.º lugar e manteve-o com o melhor registo da prova no momento da sua chegada. O reflexo deste trabalho permitiu também à Equipa da EFAPEL alcançar com grande mérito o 4.º lugar na etapa.

No domingo correu-se a 3.ª Prova da Taça de Portugal de Juniores, também integrada no Troféu José Poeira, com um percurso em linha de 129 km, entre Vila Nova de Milfontes e Odemira.

As escaramuças foram constantes, com tentativas de fuga, onde a presença dos nossos atletas foi sempre notada, controlando com permanente atenção o movimento dos que estão referenciados nos primeiros lugares.

Mas a partir do meio da prova, as adversas condições meteorológicas, bátegas de chuva e trovoada, condicionaram alguns dos planos previstos. Formou-se um grupo com cerca de 30 ciclistas, onde se integravam Fábio Fernandes, Ricardo Simões, Pedro Afonso, Diogo Almeida e Gonçalo Martins.

Com o aproximar da meta o grupo foi-se distendendo. O nosso atleta Fábio Fernandes, que integrava o grupo dos três primeiros, na curva de acesso à subida, já em Odemira, mercê do piso escorregadio acabou por ter uma queda (onde muitos outros tiveram a mesma sorte), terminando mesmo assim em 8.º lugar, a 28 segundos do primeiro classificado.

De realçar que todos os nossos jovens terminaram esta difícil etapa. Parabéns a todos!

 

CLASSIFICAÇÕES:

 

« DIA 30 DE MARÇO, sábado »

CLASSIFICAÇÃO GERAL

Zambujeira do Mar – Zambujeira do Mar: 23,4 km (Contrarrelógio Individual)

1.º Daniel Dias (Seissa/KTM Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact), 31m38s

5.º Fábio Fernandes (EFAPEL – Escola Ovar), a 40s

20.º Ricardo Simões (EFAPEL– Escola Ovar), a 02m27s

30.º Diogo Almeida (EFAPEL– Escola Ovar), a 03m06s

57.º Gonçalo Martins (EFAPEL – Escola Ovar), a 04m21s

65.º Samuel Oliveira (EFAPEL– Escola Ovar), a 04m58s

68.º Pedro Afonso (EFAPEL– Escola Ovar), a 05m04s

70.º Vasco Teixeira (EFAPEL– Escola Ovar), a 05m08s

 

CLASSIFICAÇÃO POR EQUIPAS

1.º Bairrada, 01h37m06s

4.º EFAPEL – Escola Ovar, a 04m01s

 

« DIA 31 de MARÇO, domingo »

CLASSIFICAÇÃO GERAL

Vila Nova de Milfontes – Odemira: 129 km

1.º Pedro Silva (Seissa/KTM Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact), 03h21m13s

8.º Fábio Fernandes (EFAPEL – Escola Ovar), a 28s

30.º Diogo Almeida (EFAPEL– Escola Ovar), a 05m38s

39.º Ricardo Simões (EFAPEL– Escola Ovar), a 06m08s

52.º Pedro Afonso (EFAPEL– Escola Ovar), a 06m43s

63.º Gonçalo Martins (EFAPEL – Escola Ovar), a 12m54s

78.º Vasco Teixeira (EFAPEL– Escola Ovar), a 37m23s

87.º Samuel Oliveira (EFAPEL– Escola Ovar), a 01h08m14s

 

CLASSIFICAÇÃO POR EQUIPAS

1.º Seissa/KTM Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact, 10h03m50s

8.º EFAPEL – Escola Ovar, a 12m03s

 

RANKING TAÇA DE PORTUGAL JUNIORES 2019

1.º Daniel Dias (Seissa/KTM Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact), 185 Pontos

8.º Fábio Fernandes (EFAPEL – Escola Ovar), 100 Pontos

34.º Ricardo Simões (EFAPEL– Escola Ovar), 10 Pontos

45.º Diogo Almeida (EFAPEL– Escola Ovar), 6 Pontos

60.º Gonçalo Martins (EFAPEL – Escola Ovar), 2 Pontos

70.º Vasco Teixeira (EFAPEL– Escola Ovar), 1 Ponto

 

RANKING TAÇA DE PORTUGAL JUNIORES 2019 POR EQUIPAS

1.º Seissa/KTM Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact, 70 Pontos

5.º EFAPEL, 17 Pontos

 

Marisa Ferreira faz 35.º lugar na Taça de Espanha Feminina ao serviço da Seleção Nacional

A Seleção Nacional Feminina fez a primeira incursão da época ao estrangeiro, para correr no passado domingo, dia 31 de março, a prova da Taça de Espanha Feminina, que se realizou em Bajo Andarax. As jovens portuguesas estiveram em evidência na corrida, sob condições meteorológicas adversas.

A nossa Cadete Marisa Ferreira, uma das convocadas por Ana Rita Vigário, selecionadora nacional, foi a 35.ª classificada, a 9m18s da vencedora.

Em Cadetes, Portugal colocou três corredoras entre as dez melhores, resultado que valeu à Equipa Portugal o 2.º lugar na Geral coletiva deste escalão.

Parabéns a todas e em especial à nossa Marisa, por ter sido convocada para esta prova internacional ao serviço da Seleção Nacional, o que muito nos orgulhou.

 

Juniores e Escolas da EFAPEL na estrada este fim-de-semana

Este fim-de-semana será marcado pelo Grande Prémio Portimão Cidade Europeia do Desporto, conjunto de duas provas a disputar sábado e domingo, que assinalam o arranque da 1.ª edição da Taça Nacional de Esperanças, troféu que junta no mesmo pelotão os corredores Sub-23 e Juniores.

A Escola da EFAPEL vai estar presente com seis atletas do escalão de Juniores, para disputar esta competição: Bruno Matos, Diogo Almeida, Fábio Fernandes, Gonçalo Martins, Pedro Afonso, e Ricardo Simões. Boa Sorte a todos!

A primeira das duas provas liga a zona ribeirinha de Portimão ao Alvor, ao longo de 114,2 km com partida às 15 horas e chegada pouco antes das 18 horas. No domingo a corrida sai também da zona Ribeirinha de Portimão, às 10 horas, terminando após 109,9 km na Mexilhoeira Grande, cerca das 12.45 horas.

Quanto às Escolas da EFAPEL, estes atletas têm um Encontro Inter-Regional marcado para a manhã de domingo, dia 7 de abril, em Galegos, Penafiel, para a Prova de Abertura das Escolas 2019 - 8.° Prémio Junta de Freguesia de Galegos/ Sentir Penafiel. Os corredores mais pequenos começam a pedalar às 9.30 horas.

Comments are closed.