EFAPEL reabre a época com Tiago Machado e Jóni Brandão no Top 10

A Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL retomou hoje a época com o pé direito, ao concluir a Prova de Reabertura com dois corredores no Top 10: Tiago Machado em 6.º lugar e Jóni Brandão na 10.ª posição. Pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa, este contrarrelógio individual foi disputado em Sangalhos, concelho de Anadia, entre emoções fortes.

O minhoto da EFAPEL foi o sexto mais rápido em prova, gastando mais 52 segundos que o vencedor, o português Rui Costa (UAE Team Emirates) para concluir os 22 km. O líder da EFAPEL, Jóni Brandão, terminou este exercício individual em 10.º lugar, revelando-se cada vez mais forte numa especialidade que não faz parte das suas características. Por outro lado, o espanhol Gerard Armillas, contrarrelogista por natureza, terminou em 13.º sendo o terceiro melhor corredor da Equipa neste domingo. Já coletivamente a EFAPEL fechou o pódio com o 3.º lugar.

No dia em que o ciclismo regressou em Portugal, após quase quatro meses de paragem em virtude da Pandemia de Covid-19, a EFAPEL apresentou-se forte e confiante.

“Numa reabertura de época nunca sabemos ao certo como fisicamente estão os nossos atletas, devido à longa paragem que sofreram. Mas sem dúvida este foi um bom reinício, com dois homens no Top 10 e outros dois à porta, sendo o balanço geral positivo”, adiantou Rúben Pereira, diretor desportivo da EFAPEL. Tendo em conta a participação de corredores portugueses que estão em formações internacionais de referência, para o dirigente “a prova foi disputada de forma mais competitiva entre todos, o que também enriqueceu o dia, não deixando a nossa Equipa de fazer um grande resultado”, frisou.

Preocupada com a proteção de todos, a estrutura da EFAPEL fez um esforço e um investimento para colaborar com o cumprimento das normas impostas pela Direção-Geral da Saúde na prevenção da Covid-19. Deste modo foram disponibilizados em todos os espaços da Equipa kits pessoais de segurança, máscaras e preparadas zonas de desinfecção de mãos e calçado, sobretudo à entrada do autocarro, bem como desinfecção das bicicletas.

 

CLASSIFICAÇÕES:

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL

Contrarrelógio Individual

Sangalhos – Sangalhos: 22 km

 

1.º Rui Costa (UAE Team Emirates), 28m10s

6.º Tiago Machado (EFAPEL), a 52s

10.º Jóni Brandão (EFAPEL), a 01m11s

13.º Gerard Armillas (EFAPEL), a 01m13s

18.º António Carvalho (EFAPEL), a 01m38s

21.º Sérgio Paulinho (EFAPEL), a 01m41s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPAS

1.ª UAE Team Emirates, 01h26m04s

3.ª EFAPEL, a 01m42s

 

RANKING TAÇA DE PORTUGAL – INDIVIDUAL

1.º Rui Costa (UAE Team Emirates), 75 Pontos

7.º Luís Mendonça (EFAPEL), 60 Pontos

13.º Tiago Machado (EFAPEL), 45 Pontos

19.º Jóni Brandão (EFAPEL), 25 Pontos

34.º António Carvalho (EFAPEL), 7 Pontos

63.º Tiago Antunes (EFAPEL), 2 Pontos

 

RANKING TAÇA DE PORTUGAL – EQUIPAS

1.ª Miranda-Mortágua, 32 Pontos

6.ª EFAPEL, 17 Pontos

 

FOTO: João Fonseca Photographer

Comments are closed.