Forte prestação colectiva no contra-relógio individual

A equipa de ciclismo EFAPEL fez uma demonstração de competência na primeira etapa do Grande Prémio do Dão. Durante o contra-relógio individual de 19,5 quilómetros com partida e chegada em Nelas, a formação liderada por Américo Silva colocou três homens entre os dez primeiros e Daniel Mestre obteve a segunda marca do dia.

A prova pontuável para a Taça de Portugal começou com um exercício contra o cronómetro na região que dá nome à competição. Com ambições de vencer a taça, Daniel Mestre fez o que lhe competia e conseguiu ganhar tempo aos adversários directos. Com o resultado alcançado, está em boa posição para a etapa de amanhã e poder vestir a camisola amarela relativa a um dos maiores troféus nacionais.

Para além de Daniel Mestre, a equipa colocou Álvaro Trueba na quinta posição e Sérgio Paulinho fechou o top-ten. “O Daniel esteve em grande nível. Fez um contra-relógio espectacular, principalmente porque é preciso ter em conta as suas características enquanto ciclista. Hoje foi um dia muito positivo. A equipa esteve toda bastante bem e deixa-nos excelentes perspectivas para o dia de amanhã”, afirmou o director desportivo, Américo Silva.

A segunda e última etapa liga Penalva do Castelo a Viseu com um percurso de quase 150 quilómetros. Há três montanhas de terceira categoria e “um circuito selectivo no final”, adianta o responsável da equipa. “Demos um passo importante no sentido de tentarmos conquistar a taça mas vamos ver como corre o dia de amanhã e de que maneira conseguimos melhorar a classificação na prova. A concorrência está forte mas nós também temos um bloco homogéneo”, explicou.

Classificação na primeira etapa

1º Alejandro Marque Sporting/Tavira 25m33s

2º Daniel Mestre EFAPEL a 47s

3º Domingos Gonçalves RP/Boavista a 56s

5º Álvaro Trueba EFAPEL a 59s

10º Sérgio Paulinho EFAPEL a 1m23s

11º António Pereira Barbio EFAPEL a 1m32s 

23º Henrique Casimiro EFAPEL a 1m58s

32 Rafael Silva EFAPEL a 2m15s

34º Bruno Silva EFAPEL a 2m22s 

39º Jesus Del Pino EFAPEL a 2m36s