Rafael Silva fecha pódio da “Rota da Filigrana” com a 3.ª posição

Rafael Silva, da Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL, terminou hoje na 3.ª posição aquela que foi a estreia da “Rota da Filigrana”, uma prova nova no calendário velocipédico desta época. A fechar o Top 10, em 9.º lugar, chegou Bruno Silva e o espanhol Marcos Jurado, um dos protagonistas da fuga do dia, foi o 3.º classificado na Geral da Montanha.

A clássica deste sábado contabilizou 132 km que ligaram os concelhos de Gondomar e Póvoa de Lanhoso, que se juntaram para homenagear uma tradição milenar de trabalhar o ouro e a prata através da realização desta 1.ª edição da “Rota da Filigrana”.

Logo no início da corrida formou-se uma fuga com cinco homens, onde um deles era Marcos Jurado. Mas após o Prémio de Montanha do dia, que o espanhol da EFAPEL passou em 3.º lugar, esta aventura, que nunca ultrapassou 01m45s de vantagem, continuava apenas para três deles, quando faltavam pouco mais de 50 km para a chegada. Marcos Jurado não fazia parte do trio e junto da equipa, que tentou controlar ao máximo a corrida, trabalhou para preparar a chegada ao sprint com Rafael Silva.

Dos corredores que conseguiram destacar-se na frente, Rafael Silva seria o 3.º mais veloz a cruzar o risco da meta, com o mesmo tempo do vencedor, Francisco Campos (W52-FC Porto).

“Foi uma boa corrida para toda a equipa, com o Rafael Silva a terminar entre os melhores. A equipa fez um bom trabalho para que a chegada fosse em pelotão compacto nos últimos quilómetros e mais uma vez estivemos na discussão da prova. Marcos Jurado foi também um dos protagonistas ao estar na fuga do dia”, avançou Rúben Pereira, diretor desportivo da EFAPEL. “A época tem sido longa e agora começa a ser tempo de preparar a nova temporada”, adiantou, em jeito de conclusão.

 

CLASSIFICAÇÕES:

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL

Gondomar – Póvoa de Lanhoso: 132 km

1.º Francisco Campos (W52-FC Porto), 03h04m04s

3.º Rafael Silva (EFAPEL), mt

9.º Bruno Silva (EFAPEL), mt

34.º Sérgio Paulinho (EFAPEL), a 01m08s

36.º Marcos Jurado (EFAPEL), a 04m09s

38.º Antonio Angulo (EFAPEL), mt

DNF Jóni Brandão (EFAPEL)

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPAS

1.ª Sporting-Tavira, 09h12m12s

6.ª EFAPEL, a 01m08s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA

1.º Luís Mendonça (Rádio Popular-Boavista), 3 Pontos

3.º Marcos Jurado (EFAPEL), 1 Ponto

 

FOTO: Helena Dias

Comments are closed.