Rafael Silva conquista 13.º lugar no pelotão mais internacional de sempre da Arrábida

Rafael Silva, corredor da Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL, classificou-se este domingo dia 17, no Top 15 ao cruzar a meta na 13.ª posição da terceira Clássica da Arrábida, que se apresentou com o pelotão mais internacional de sempre. Das 23 equipas participantes, de 18 países distintos, a EFAPEL ocupou o 7.º lugar na Classificação Geral coletiva.

Foram 185 km disputados a um ritmo alucinante, que uniram Palmela a Sesimbra, numa prova que contou para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa.

A primeira hora foi corrida a “voar”, com uma média de 46,4 km/ hora, onde ao quilómetro 80, fruto de movimentações constantes, 16 homens conseguiam sair do pelotão chegando aos 2m25s de vantagem. Neste grupo em cabeça de corrida estava Rafael Silva. Uma fuga que não resistiria à perseguição do pelotão, que voltaria poucos quilómetros depois a rolar compacto.

Mais à frente, Marcos Jurado viria a integrar também um grupo com oito homens na frente da corrida, mas que com apenas 25 segundos de vantagem sobre o pelotão foi rapidamente absorvido, 4 km depois. A prova oferecia, assim, um espetáculo de qualidade, sempre com mudanças constantes na cabeça da corrida.

Na primeira das três subidas para o Alto da Serra, a cerca de 30 km do final, destacavam-se cinco corredores sendo um deles Jóni Brandão. Mas o vento de frente e a dureza do percurso não permitiram que triunfasse, acabando por ser Rafael Silva o corredor da equipa a concluir com o melhor resultado.

Américo Silva, diretor desportivo da EFAPEL, no final da corrida disse que “queríamos mais. Mas foi o possível. Esta foi uma Clássica muito movimentada devido também à participação das equipas estrangeiras, mas onde esperávamos ter estado bastante melhor. Contudo, foi o resultado possível”.

No horizonte da EFAPEL está já a 37.ª Volta ao Alentejo, que parte para a estrada entre 20 a 24 de março, o que significa que na próxima quarta-feira a equipa está de regresso à competição.

 

CLASSIFICAÇÕES:

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL

Palmela – Sesimbra: 185 km

1.º Jonathan Lastra (Caja Rural-Seguros RGA), 04h26m54s

13.º Rafael Silva (EFAPEL), a 59s

25.º Fabricio Ferrari (EFAPEL), a 01m18s

34.º Henrique Casimiro (EFAPEL), a 02m01s

35.º Niki Mihaylov (EFAPEL), a 02m02s

39.º Jóni Bandão (EFAPEL), a 02m59s

40.º Marcos Jurado (EFAPEL), a 03m05s

DNF Sérgio Paulinho (EFAPEL)

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPAS

1.º Caja Rural-Seguros RGA, 13h22m12s

7.º EFAPEL, a 2m48s