Cinco corredores EFAPEL ocupam Top 15 da Geral do Troféu Joaquim Agostinho

Correu-se hoje a primeira etapa em linha do 42.º Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, onde a Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL terminou com dois corredores nas primeiras posições: Antonio Angulo fechou o pódio com o 3.º lugar e Henrique Casimiro foi o 9.º a cruzar a meta em Sobral de Monte Agraço. Olhando para a Geral, dos seis corredores em prova a EFAPEL tem cinco deles no Top 15 – Niki Mihaylov (3.º), Sérgio Paulinho (4.º), Henrique Casimiro (5.º), Marcos Jurado (14.º) e Antonio Angulo (15.º) –, o que traz excelentes indícios para os dois dias que restam desta competição internacional.

O trabalho coletivo da equipa tem-se revelado exemplar, sendo reflexo disso o 2.º lugar conquistado no final da etapa desta sexta-feira, que uniu Ventosa a Sobral de Monte Agraço, ao longo de 156,8 km. Lugar, aliás, que a EFAPEL mantém na Geral por Equipas, estando a 21 segundos da W52-FC Porto, que comanda.

Com pouco mais de 20 km pedalados, deu frutos a fuga que durou quase toda a tirada. Cinco homens aventuraram-se na frente, mas com o pelotão sempre a controlar, tendo em conta que nunca foram ultrapassados os 4 minutos de vantagem. Esta iniciativa seria anulada a 8 km da meta, quando a EFAPEL tentava colocar na melhor posição Antonio Angulo, para uma chegada ao sprint. Mas o percurso técnico e duas quedas, mesmo no final, reflexo de um pelotão nervoso, não permitiram o triunfo acabando o espanhol por ficar com o 3.º lugar. Contudo, as boas sensações dominam o espírito da equipa, que assim segue confiante para a jornada de amanhã.

Rúben Pereira, diretor desportivo da EFAPEL, explicou que “a etapa correu conforme o desejado. Tentámos levar Henrique Casimiro o melhor colocado possível o dia todo e o Antonio Angulo, neste tipo de chegada, podia estar nos primeiros. Houve algumas quedas já no final, num percurso muito sinuoso como era a tirada de hoje, mas o saldo é muito positivo e a equipa está toda de parabéns pelo excelente trabalho. Sem dúvidas que este é um bom resultado”.

Este sábado vai para a estrada a segunda etapa, que será disputada em cinco voltas ao circuito torriense, partida às 12.45 horas da Atouguia da Baleia e destino ao centro de Torres Vedras, onde a meta deve ser cruzada a partir das 16.30 horas. No total serão cumpridos 152,7 km, assinalados à quinta passagem pela meta. Vai haver sobe e desce da Serra da Vila do Varatojo, que promete animar uma corrida que assim se prevê exigente e seletiva.

 

CLASSIFICAÇÕES:

 

CLASSIFICAÇÃO ETAPA

1.ª ETAPA: Ventosa – Sobral do Monte Agraço: 156,8 km

1.º Enrique Sanz (Euskadi Basque Country-Murias), 03h59m47s

3.º Antonio Angulo (EFAPEL), mt

9.º Henrique Casimiro (EFAPEL), mt

19.º Fabricio Ferrari (EFAPEL), mt

26.º Sérgio Paulinho (EFAPEL), mt

28.º Niki Mihaylov (EFAPEL), mt

35.º Marcos Jurado (EFAPEL), mt

 

CLASSIFICAÇÃO ETAPA POR EQUIPAS

1.ª Sporting-Tavira, 11h59m21s

2.ª EFAPEL, mt

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL – AMARELA

1.º Gustavo César Veloso (W52-FC Porto), 04h10m07s

3.º Niki Mihaylov (EFAPEL), a 11s

4.º Sérgio Paulinho (EFAPEL), a 14s

5.º Henrique Casimiro (EFAPEL), a 17s

14.º Marcos Jurado (EFAPEL), a 28s

15.º Antonio Angulo (EFAPEL), a 31s

35.º Fabricio Ferrari (EFAPEL), a 56s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPAS

1.ª W52-FC Porto, 12h30m42s

2.ª EFAPEL, a 21s

 

GERAL PONTOS – VERDE

1.º Enrique Sanz (Euskadi Basque Country-Murias), 25 Pontos

3.º Niki Mihaylov (EFAPEL), 16 Pontos

12.º Henrique Casimiro (EFAPEL), 2 Pontos

 

FOTO: João Fonseca Photographer

Comments are closed.